“A troca cultural no meu intercâmbio foi incrível!”

Por Mateus Santos de Jesus    

 

“Decidi fazer intercâmbio porque uma simples viagem não é suficiente para conhecer a cultura e o dia a dia de uma determinada comunidade. Com o intercâmbio, além de praticar minha segunda língua, tive a oportunidade de vivenciar a realidade da comunidade de Nova York, para onde fui após fazer meu intercâmbio em Toronto. 

 

As duas cidades são muito parecidas e distintas ao mesmo tempo. As duas são cosmopolitas, quando saímos na rua, ouvimos dezenas de línguas e sotaques diferentes. Tanto em Toronto quanto em Nova York, há atrações inesgotáveis e se perder nas ruas se torna uma tarefa incrivelmente agradável.

 

É sempre bom aprender algo novo ou aprimorar o conhecimento. Creio que o mais rico é a oportunidade de interagir com pessoas do mundo todo e aprender o inglês diário e peculiaridades do idioma. 

 

Como já tenho um nível bom de Inglês, fiquei no último nível tanto em Nova York quanto em Toronto. Os últimos níveis concentram muito em melhorar a pronúncia e aumentar o vocabulário através de discussões e atividades bem dinâmicas. A adaptação nas duas cidades foi bem tranquila, vivi cada minuto conhecendo e interagindo ao máximo com várias pessoas diferentes.

 

Uma das coisas que mais gostei durante o meu intercâmbio foi a possibilidade de vivenciar o dia a dia das duas cidades (Toronto e New York) e ter uma perspectiva mais ampla e real do que a mídia ou até as pessoas que passaram alguns dias por essas cidades compartilharam. 

 

A troca cultural nesse intercâmbio foi incrível! Em Nova, York tive colegas de sala da Turquia, Coreia do Sul, Japão, El Salvador e França. Já em Toronto, além de Turquia, Coreia do Sul e Japão, tinha colegas do Vietnã, Filipinas, Colômbia, Uruguai e México. Conhecer outras culturas é aprender mais sobre respeito, tolerância e que no fundo somos apenas humanos com rótulos diferentes.

 

Com o intercâmbio, pessoalmente, creio que passei a valorizar coisas bem simples que a cultura brasileira oferece, além de entender o quão privilegiados somos  em nosso país, mesmo com tantos quesitos para melhorar. Profissionalmente, meu conhecimento na língua inglesa melhorou muito com a prática 24 horas fora do Brasil, além do mais, o contato com pessoas do mundo inteiro me faz um profissional mais resiliente e com experiências internacionais diversas. 

 

O que mais me marcou em Toronto foram meus colegas de sala asiáticos e o quanto influenciamos eles culturalmente. Asiáticos compartilham de uma cultura diferente da nossa, eles respeitam o espaço individual, não se abraçam e não trocam palavras de afeto com muita frequência. Em algumas semanas, com a interação com os brasileiros, eles abraçavam os outros e demonstravam afeto abertamente. No meu penúltimo dia em Toronto, uma sul-coreana chorou e agradeceu por tudo que aprendeu com os brasileiros da escola. Às vezes focamos tanto nas nossas dificuldades diárias do país, que esquecemos o quão afetuosos e empáticos somos com os outros.

 

O intercâmbio me fez reconhecer que eu amo o meu país e as pessoas que vivem aqui. Reconhecer que a perfeição não existe e não devemos buscá-la, mas sim, buscar conexões com as pessoas e aprender o máximo independente de suas origens.

 

Quero fazer quantos intercâmbios mais eu puder. Viajar e ficar em hotel não dá pra conhecer uma cidade, o seu dia a dia e as pessoas que vivem ali. Eu prefiro sair das dicas do TripAdvisor e ir frequentar lugares que os locais frequentam e conhecer lugares escondidos e pouco conhecidos.

 

Creio que todos devem fazer intercâmbio, principalmente depois do ensino médio ou de terminar a faculdade.Se você quer fazer um intercâmbio apenas vá! Viva cada segundo, se tiver dúvida de alguma coisa, faça e se for pra se arrepender, arrependa-se de ter feito algo e não por não ter se arriscado e vivido cada momento”

 

Gostou da história do Mateus? Confira em nosso Blog e Redes Sociais outras experiências de alunos que já embarcaram nessa aventura chamada intercâmbio! 

 

“Conhecer Toronto foi uma das melhores experiências”

“Foi o meu primeiro intercâmbio e foi um sonho”

“O intercâmbio é uma experiência de vida incrível”

“O nosso intercâmbio em Londres foi incrível!”

“Viajar para o Canada  foi uma experiência incrível!”

“Conquistar tantas amizades foi muito especial”

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

  • Av Paulista, 807, Cj 520- Bela Vista - São Paulo - SP
  • 11 3926 - 2738
  • contato@lionsintercambio.com.br

Orçamento Fácil





© Copyright 2017 by Lions Intercâmbio